Com tantas opções de formatos de imagens para serem utilizadas para redes sociais, muitas vezes ficamos confusos em escolher qual modelo devemos utilizar! O formato de imagem quadrada? Paisagem ou vertical? Qual a melhor dimensão destas imagens?
Se você tem alguma dúvida em qual modelo de imagem utilizar em redes sociais como Facebook, linkedin, Youtube, Pinterest e Twitter, este guia é para você!
Como este guia você poderá tirar todas as suas dúvidas, e com certeza, irá melhorar o design das suas redes sociais!
Todos os dias, inúmeras marcas estão criando perfis nas redes sociais, e consequentemente, ocorrerá um aumento no volume e qualidade das imagens que a sua marca terá que competir.
Confira os tamanhos recomendados de imagens ideais para usar nas mídias sociais em 2020:
O Facebook se mantém em primeiro lugar quando falamos em popularidade, além disso, vem sendo acessado cada vez mais por dispositivos móveis e se tornando mais visual.
Por ser uma rede tipicamente social, devemos entender que é mais recomendável utilizar imagens que mostrem o lado humano da sua marca, do que apenas imagens de produtos ou serviços.
Utilizando as melhores dimensões de imagens para esta rede social, você poderá melhorar a qualidade das suas postagens, e consequentemente, melhorar o desempenho da sua marca.
Capa e perfil para Grupos, Eventos e página pessoal no Facebook
- Imagem de capa: 851 x 315 px
- Imagem de capa para Grupos: 640 x 334 px
- Imagem de capa para Eventos: 1920 x 1080 px
- Imagem de perfil: 180 x 180 px
Postagens no Facebook
- Post com imagem: 1200 x 1200 px
- Post com link e imagem: 1200 x 628 px
- Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios no Facebook
- Anúncio com imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
- Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 px (recomendado)
- Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

Instagram
O Instagram é uma rede social quase 100% visual, por isso, a qualidade visual da sua arte conta muito, pois além de lhe dar a oportunidade de desenvolver um trabalho mais artístico, também irá atrair a atenção do público.
Deixe seu lado artístico fluir na hora de criar as suas artes. Utilize as 3 orientações disponíveis com muita coerência, e sempre que possível, utilize os filtros que em imagens estáticas, poderá dar um “up” no visual.
Perfil no Instagram
- Imagem de perfil: 720 x 720 px
Posts no Instagram
- Imagem quadrada do feed: 1080 x 1080 px
- Imagem vertical do feed: 1080 x 1350 px (altura máxima)
- Imagem horizontal do feed: 1080 x 566 px (altura mínima)
Instagram Stories
- Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)

Dica profissional:
Recomendamos o uso de formatos quadrados e verticais ao postar no Facebook e Instagram (orgânicos e pagos). Por quê? Com isso maximiza o espaço que você ocupa nos feeds, pois a maioria das pessoas usa o telefone para navegar por esses canais, e desta forma você melhora a visualização nos dispositivos móveis.
Twitter
O Twitter é uma rede social onde as notícias voam. Se você ainda publica apenas textos, por melhor e mais relevantes que sejam, você poderá não ser notado na rede social.
Posts com imagens tendem a serem retuitados 150% mais do que posts, com textos somente. Para se destacar, imagens de alta qualidade fazem a diferença. Imagens de qualidade e que fazem parte do contexto, trarão um maior engajamento nas suas publicações.
Perfil e capa no Twitter
- Imagem de capa: 1500 x 500 px
- Imagem de perfil: 400 x 400 px

Postagem no Twitter
- Post com imagem: 600 x 335 px (16:9) ou 1200 x 1200 px (1:1)
- Post com link e imagem: 800 x 418 px (1.91:1) ou 800 x 800 px (1:1)

Leia também:
5 dicas essenciais de marketing digital para sua empresa
Google Meu Negócio | O que é e como cadastrar a sua empresa
Linkedin
Muitas empresas cometem o erro de que o Linkedin é a rede profissional sem graça, onde seus perfis não precisam do fator visual. Embora seja verdade que a fidelidade e a clareza da marca são os elementos mais importantes aqui, um perfil do Linkedin maravilhosamente transformado é um ativo valioso e um cartão de visita para sua marca .
Procure imagens polidas e com resolução máxima. Se o objetivo é o recrutamento, use o setor imobiliário da imagem para mostrar o melhor lado da sua empresa.
Páginas da empresa:
Capa e perfil no Linkedin
- Imagem de capa: 1536 x 768 px
- Imagem de perfil: 300 x 300 px
Postagem no LinkedIn
- Post com imagem: 1200 x 1200 px
- Post com link e imagem: 1200 x 627 px
Páginas pessoais:
- Tamanho da imagem do perfil do Linkedin: 400 x 400
- Tamanho da foto de fundo no Linkedin: 1584 x 396
- Tamanho da imagem da publicação do Linkedin: 1200 x 1200 (computador) 1200 x 628 (dispositivo móvel)
- Tamanho da postagem no link do Linkedin: 1200 x 628
- Tamanho do vídeo do Linkedin: 256 x 144 (mínimo) a 4096 x 2304 (máximo)
- Duração máxima do vídeo no Linkedin: 10 minutos

Youtube
Quando falamos em vídeo, o YouTube é referência. É um dos canais mais populares utilizados por empresas para o compartilhamento de conteúdo em vídeos. Para que você possa ter um bom desempenho nesta rede social, é imprescindível entender de forma clara os principais requisitos desta rede social.
Não sendo diferente das outras redes sociais, o Youtube necessita de atenção nos pequenos detalhes quando falamos em imagens, pois capturar a atenção do público, é um dos principais objetivos do canal para que ele se torne um seguidor.
Perfil e capa no Youtube
- Imagem de capa do canal do YouTube: 2560 x 423 pixels (computador) e 1546 x 423 pixels (smartphones)
- TV: 2560 x 1440 px
- Tablet: 1855 x 423 px
- Imagem de perfil do canal: 800 x 800 px
- Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px


Pinterest
Se você procura inspiração para recursos visuais, o Pinterest é o seu lugar! Isso justifica os mais de 250 milhões de acessos por mês. Com certeza novas tendências e inspiração, são o objetivo da maioria das pessoas que acessam a rede social.
Perfil no Pinterest
- Imagem de perfil: 720 x 720 px
Pins e capas de pastas no Pinterest
- Pin: 1000 x 1500 px (recomendado)
- Capa das pastas: 200 x 200 px

Pense nesses modelos como base para ajudá-lo a criar suas próprias artes para mídias sociais. O uso deles garantirá que as suas imagens sejam exibidas da melhor maneira possível, sem problemas de corte ou resolução indesejados.
Não perca tempo, comece agora mesmo a criar artes profissionais para você ou para sua empresa!
Boa sorte!